NLA – Nuno Leónidas Arquitectos - O sucesso com soluções Autodesk


Uma construção de sucesso com soluções Autodesk

A NLA foi uma das empresas pioneiras na implementação do BIM em Portugal. Com soluções Autodesk como Revit, Civil 3D e Navisworks, a empresa concluiu a construção de um edifício residencial em Lisboa. Um projeto que se destaca pela alta qualidade e rigor, maior controlo da gestão do processo de trabalho e comunicação assertiva e eficaz entre as equipas.


DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.


Planta de DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.

KnowHow e uma abordagem sustentável
A NLA – Nuno Leónidas Arquitectos, Lda é constituída por um grupo de empresas de Arquitectura, Urbanismo,  Design de Interiores e Space Planning, com mais de 40 anos de experiência e um percurso internacionalmente comprovado, com uma clara especialização em cinco áreas do processo imobiliário: hospitalidade, edifícios corporativos, áreas residenciais, complexos educativos e planeamento urbano. Entre eles, NLDECOR e PROCOS.
Membro permanente da PERSPECTIVE, grupo Europeu de Arquitectos, a NLA incorpora o KnowHow dos seus Centros de Excelência, em sectores de ponta tão diversos como Saúde, Indústria farmacêutica, Educação, Infra-estruturas, intervindo na Europa, África, Ásia e Américas.
Desde o começo no início dos anos 80 que a NLA pratica uma abordagem sustentável nos seus projectos, patente nos princípios da Arquitectura Solar Passiva, Iluminação e Ventilação Naturais. Além disso, conta com o suporte de tecnologia avançada e a atualização constante de funções informatizadas como a gestão e processamento de informação de projecto em BIM
.
Pioneiros na transição digital
A NLA tem passado pelas transições das diferentes metodologias de trabalho arquitectónico, acompanhando os desenvolvimentos tecnológicos da indústria AEC (Arquitectura, Engenharia e Construção) ao longo da era da informatização.
A NLA iniciou a sua jornada com a metodologia da época, com desenho manual. Com o aparecimento de equipamentos e softwares adequados à função, fez a transição para o digital, tendo sido uma das pioneiras em Portugal. Em 1991 iniciou o processo de transição BIM, utilizando o software Arris, que até então já permitia desenhos bidimensionais, tridimensionais e BIM por meio de interação colaborativa.
Em 2007, com a evolução crescente do software BIM, foi feita a transição para o software Autodesk Revit, representando um claro ativo para a qualidade do projeto e produtividade da equipa. Após 30 anos de experiência em BIM e o seu crescimento mundial, a NLA está cada vez mais focada no domínio dessa metodologia. Os últimos anos têm sido muito intensos e exigentes e atualmente o NLA é um dos atelieres de referência em Portugal na Arquitetura, com especial destaque para a abordagem BIM.


DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.


Projeto de DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.

Desafios BIM
O maior desafio é a velocidade de adaptação necessária para acompanhar a Indústria e inovar, fazer mais e melhor, pela empresa, pelo cliente, pelo projeto, pela cidade e pela arquitetura.
A implantação do BIM é uma tarefa contínua, pois requer investimento na formação de equipas, uma atualização constante de conhecimentos e uma estratégia bem definida por meio de procedimentos internos que permitem maior produtividade e interoperabilidade entre as equipas.

Soluções Autodesk
A Luso Cuanza é o seu parceiro Autodesk, que desempenha uma papel importante na apresentação, introdução, acompanhamento e formação das diversas soluções Autodesk incluindo Revit, Civil 3D, 3ds Max e BIM 360 Docs. Na NLA, o processo de produção do projeto é BIM, desde a fase de criação até à construção, passando pelo detalhe e quantificação. As suas principais ferramentas são; Revit para Modelação de Edifícios; Civil 3D para infraestruturas e planeamento urbano, Navisworks para Quantificação, Coordenação e revisão de projetos.
A NLA possui duas plataformas que permitem maximizar o trabalho colaborativo. Por um lado, a plataforma BIM 360 Docs para a partilha de modelos entre equipas e clientes. Por outro, através da plataforma de nuvem BIM collab e utilizando BCFs (Arquivos de Coordenação BIM) fazem a gestão de todas as questões relacionadas com os modelos, dúvidas, alterações etc.


“O futuro de um atelier eficiente passa por adoptar uma metodologia de trabalho que diminua a margem de erro e reduza o maior número de dúvidas possível, quer na compatibilização com as especialidades quer na resolução de questões de projecto. Esse futuro é BIM. 

Com uma tecnologia que permite um maior controlo sobre a qualidade do objecto quer ao nível do ordenamento, planeamento e quantificação de todos elementos que o constituem, a adopção deste método permite que sejam tomadas decisões de conjunto e em simultâneo por parte de todas as disciplinas envolvidas no processo de desenvolvimento ou acompanhamento de um edifício, pelo facto da informação estar reunida num só modelo acessível a todas as equipas de trabalho.  Sendo a Arquitectura multidisciplinar, o uso deste método por todas as partes envolvidas vai acelerar o trabalho colaborativo, e permitir a entrega da propostas de forma mais célere.” 

Joana Gabriel, Arquitecta & BIM Coordinator, NLA


DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.


DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.

BIM: Um compromisso com a qualidade
A evolução do BIM em Portugal não está claramente a acompanhar o seu crescimento global. Um dos motivos é falta de formação especifica na área e, consequentemente, mão de obra qualificada insuficiente para a metodologia BIM; e, por outro lado, a não obrigatoriedade do BIM perante as autoridades oficiais. Apesar disso, a NLA aposta na utilização desta metodologia pelos vários benefícios que traz, principalmente no rigor do projeto, na qualidade da construção, na rapidez e preparação da obra, e na gestão da vida do edifício.
Um processo BIM leva a um melhor planeamento da obra, incentiva construções modulares e pré-fabricadas que reduzem o tempo de trabalho e o tamanho das equipas no local. O material enviado para a obra será apenas o necessário, através das estimativas retiradas do Modelo, reduzindo o desperdício e consequentemente o custo da obra e da área do estaleiro.
É o verdadeiro passo do pensamento 2D para o pensamento 3D e a sua associação através de uma base de dados paramétrica
.
Projeto DUUO Living Concept
Completando o tecido urbano entre a Rua Soeiro Pereira Gomes e a Avenida dos Combatentes perto da Praça de Espanha, Lisboa, em breve será construído o primeiro de dois edifícios residenciais.
Num terreno de 3.600,00 m2 com uma inclinação acentuada, a implantação do corpo em forma de "U" aproveita a frente mais aberta visualmente com a maior exposição a Monsanto, no Sudeste. Com uma Área Bruta de Construção de aproximadamente 25.000 m2, o edifício tem 140 apartamentos de T1 a T4, desenvolvidos em dez andares acima do nível do limiar e mais dois na cave, com uma galeria exterior para uso coletivo no rés-do-chão onde se pode aceder à área residencial e às frações comerciais.
Em termos de volume, há maior serenidade nas frentes de rua, delimitadas por linhas horizontais e varandas projetadas com painéis de sombra. O interior, mais orgânico, é desenvolvido com maior variação e movimento das varandas. O corpo destaca-se pela sua robustez e tons neutros, evidente na escolha de materiais e contrastando com a leveza dos "obturadores" que pontuam as fachadas e varandas.

“Mais do que uma simples ferramenta, a tecnologia BIM é um importante aliado no desenvolvimento de projecto, permitindo uma visão integrada de todos os seus componentes. Trata-se, sobretudo, de uma mudança de paradigma na forma como se olha para o projecto, permitindo uma simbiose real entre todos os seus intervenientes: arquitectos, engenheiros, donos de obra, empreiteiros, etc. Esta condição simbiótica favorece a garantia de entregar um projecto bem coordenado e, acima de tudo, de qualidade, ao evidenciar as reais relações entre os seus elementos. Para além disso, a gestão da informação de projecto surge associada ao próprio edifício e não como um elemento à parte. Esta valência traduz-se num maior rigor no desenvolvimento do projecto com ganhos significativos nas fases subsequentes, não só na gestão de recursos materiais para a construção, mas também na gestão da vida do próprio edifício. Isto vai decididamente ao encontro de uma indústria AEC mais sustentável, quer do ponto de vista financeiro, quer ambiental.”

Tiago Martins, Arquitecto & BIM Coordinator, NLA


Detalhe de DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.


DUUO Living Concept. Imagem cortesia de NLA.

Controle, coordenação e comunicação
A metodologia BIM permitiu um maior rigor e controlo a todo o momento durante o projecto, qualificando o produto entregue ao cliente. A colaboração e compatibilidade entre as diferentes disciplinas através de "Ficheiros de Colaboração BIM" (BCF) tornou possível gerir e documentar todas as incompatibilidades de forma intuitiva e objectiva na plataforma partilhada BIM Collabo, facilitando a comunicação no seio da equipa do projecto. Por outro lado, a gestão de documentos do projecto na nuvem BIM 360 da Autodesk provou trazer benefícios ao processo.
O BIM permitiu um aumento da qualidade do projecto, resultando numa maior clareza construtiva e num maior controlo na gestão de todo o processo. A coordenação e comunicação com os vários intervenientes no projecto também provou ser mais assertiva e eficaz.
A NLA em todas as situações procura sempre encontrar o melhor parceiro para contribuir com espírito de equipa para o crescimento sustentado da empresa e a Autodesk parecia ser o parceiro certo, não só no presente, mas também olhando para o futuro. A Autodesk Solutions permite-lhes ter a maioria das soluções num só parceiro, permitindo que todo o processo evolua rápida e concisamente.

Uma abordagem de valor
Numa altura de transição tecnológica na indústria da construção, a metodologia BIM está naturalmente a desenvolver-se a diferentes velocidades com os vários intervenientes no projecto e, em alguns casos, a abordagem ainda é confundida com metodologias associadas às tecnologias CAD. É um desafio que precisa de ser tratado com alguma flexibilidade, encorajando ao mesmo tempo a utilização das ferramentas certas.
A importância deste projecto reside em três abordagens que nos permitiram destacar: A abordagem Urbana, ao preencher um vazio urbano numa área significativa de Lisboa e a abordagem Conceptual do "Objecto Arquitectónico", passando pela abordagem Funcional, que procurava encontrar formas de vida mais contemporâneas.

“Numa indústria AEC cada vez mais exigente, o BIM é a metodologia que veio permitir responder ao projecto de forma precisa e integrada e, por consequência, mais produtiva para os ateliers, mostrando-se um processo mais eficaz na optimização de recursos. Uma das maiores, senão a maior vantagem deste método é a possibilidade de coordenação em tempo real entre os vários intervenientes, o que potencia a articulação entre a dupla informação/representação, ambas essenciais ao desempenho do arquitecto.  Num meio em que a colaboração é a palavra-chave, o BIM é a ferramenta essencial quando se procura a qualidade do projecto.”

Rita Nogueira, Arquitecta & BIM Coordinator, NLA

Implementação, Formação e Suporte Técnico
Luso Cuanza Portugal