Licenciamento municipal de projetos vai obrigar a que estes tenham por base modelos BIM


Segundo o artigo publicado na edição de 14 de abril de 2023 do Jornal de Negócios, o governo vai avançar com a criação de uma plataforma única de procedimentos urbanísticos, transversal às 308 Câmaras Municipais do país, que passará a receber, por via eletrónica, todos os processos de licenciamento, sem necessidade de deslocações e com zero papel.

Esta medida, aprovada no Conselho de Ministros de 13 de abril, faz parte do programa Simplex e, entre outros aspetos, irá obrigar a que os projetos sejam apresentados a licenciamento com base em modelos BIM (Building Information Model). 

O Autodesk Revit é um software amplamente usado por arquitetos, engenheiros, e outros profissionais da construção civil, para criar modelos BIM, das várias disciplinas da construção civil, que conjugam a precisão da sua geometria 3D com toda a informação necessária à caracterização dos componentes construtivos.

Através destes modelos BIM é possível coordenar e apresentar os projetos da forma mais eficiente possível, permitindo nomeadamente: efetuar análises de colisões entre elementos da construção, extrair listas de quantidades, apresentar plantas, cortes, alçados e perspetivas atualizáveis automaticamente em função do modelo 3D.  

Luso Cuanza tem uma vasta experiência na formação de profissionais em Autodesk Revit bem como na sua implementação e licenciamento.

    Catálogo de formação